segunda-feira, 30 de março de 2009

Acordo Gramatical


Na última quinta-feira dia 26 de março a professora Taiuse Mello palestrou para alunos da faculdade Estácio de Sá do curso de Comunicação Social, sobre o acordo gramatical, com a tentativa de diminuir as dúvidas em relação as mudanças estabelecidas pela Academia Brasileira de Letras e a Academia de Ciência de Lisboa. Esse acordo foi assinado em dezembro de 1990 e passou a vigorar no Brasil em 1° de janeiro de 2009, para documentos oficiais e mídia.
Ela afrimou em sua palestra que o acordo tem como objetivo a unificação da língua ortográfica, fortalecendo e aproximando a unidade do idioma em suas manifestações gráficas nas 8 nações independentes que possuem o português como língua oficial, além de reduzir custos de produção e adaptação de livros, entre outros motivos.
Taiuse relatou que é calculado que cerca de 1,6% do vocabulário de Portugal seja modificado o que resulta em 2000 palavras, e no vacabulário Brasileiro apenas 0,45%.
O Mec, Ministério da Educação, começará a distribuir livros didáticos a partir de 2010, sendo implementado até o ano de 2012. Concursos públicos e as demais avaliações deverão aceitar as duas grafias até 31 de dezembro de 2011.
Entre as alterações estão a retirada do trema, com exceção para nomes próprios, a extinção do acento agudo nos ditongos abertos entre outras.
Para melhor informações sobre a reforma ortográfica basta acessar os sites da Academia Brasileira de Letras, Museu da Língua Portuguesa, além da gramática do autor José Carlos Azeredo, Escrevendo pela nova ortografia da editora Pubifolha.

A ilustração foi retirada do um blog Wordpress.com, que possuem conteúdo rico em informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário