A mineradora Vale do Rio Doce anunciou na tarde de hoje a descoberta de mais uma fronteira de reservas de minério localizadas no município de Guanhães, leste do estado de Minas Gerias. A capacidade da reserva é estimada em torno de 400 milhões de toneladas em uma única mina.
O projeto de Guanhães está focado em 17 de um total de 157 áreas distribuidas em 30,5 mil hectares. O Geólogo joão Carlos Cavalcnati e sócio da GME4, afirmou que os teores de ferro são superiores a 40%, estimativa alta em relação a uma recente reserva. Ele diz ainda que a idéia é construir um mineroduto ligando a cidade a um porto que será localizado no estado do Espirito Santo, mas que ainda não existe estimativas de gasto no investimemto.
A exploração da reserva de Guanhães poderá proporcionar cerca de 20 mil a 40 mil empregos na região, que tem população entre cerca de 30 mil habitantes, em sua maioria geradas na construção do mineroduto, de um ramal ferroviário e nas usinas de concentração e de pelotização de minério, sem contar a atração de empresas de prestação de serviço para o empreendimento de mineração.
Cavalcanti afirmou ainda que está sendo procurado por grandes players mundias do setor de mineração e siderurgia para firmação de contratos, e que a pretensão é de vender 80% das reservas para sócios e investidores, mantendo participação de 20% do restante, incluindo, além de Guanhães, outros projetos da GME4 no país, como a do Piauí, que lidera como maior projeto da empresa. "A dificuldade lá é logística. As reservas são de classe internacional, acima de 300 milhões de toneladas", afirma o empresário referindo-se a reserva do Piauí.
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário